terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Academias

Augusto Alberto


Na academia do Argentino Juniores formou-se Armando Maradona, o astro. E de outras academias das Américas, saíram coronéis torcionários. E também de West Point. E nos anos 70, 80 e 90 do século passado, da academia do Ajax de Amesterdão, saíram estrelas do futebol como Ruud Krol, Johan Cruijff, Van Basten, Rijkaard, Ruud Gullit e Bergkamp. A seu tempo, todos, construíram a espinha dorsal da selecção de futebol da Holanda, conhecida como a laranja mecânica. A academia do Barcelona, deu também ao mundo do futebol, astros como Messi, o fundamental, Puyol, Xavi, Iniesta, Piqué, Valdês e mais recentemente, Pedro Rodrigues, que dão corpo à “Roja”, dupla campeã da Europa e actual campeã do Mundo.
Contudo, não se julgue que em Portugal nada se cria ou nada se transforma. Pelo contrário. Vinda do século passado, a academia de futebol do Sporting Clube de Portugal produziu e continua a produzir, estrelas, como Paulo Futre, bola de prata em 1987 e mais recentemente, os bolas de ouro, Figo e Ronaldo. E também num palacete à Lapa, na Capital, se tem fabricado alguns dos melhores mixordeiros, vigaristas, puxa-sacos e malandros de que há memória em Portugal e na Europa democrática e Ocidental.
Alguns, chegados pelo voto, a ministros e um, inclusive, a Presidente da República e um outro, pela arte da cooptação, a Presidente da Comissão Europeia. Marques Mendes, o arquétipo do homem pequenino, que, diz o ditado, ou é velhaco ou dançarino, é o último a dar-se à universal babujem. Espera pela presunção da inocência, bem sei, todavia, basta de milongas, porque já é demais. Mas também, uma outra academia, num outro palacete ao Rato, na Capital, uns furos abaixo, na qualidade e matreirice, produziram-se flibusteiros, como Armando Vara, Penedos, Coelhos e Calvetes, (orientados por GPS).
Estrelas um pouco carentes de pedigree, é certo, mais em linha com a academia de futebol do glorioso Sport Lisboa e Benfica, uns degraus abaixo da insigne academia de futebol do Sporting Clube de Portugal.

Todavia, em falando de academias, estabeleça as diferenças com os homens referenciados nas academias supracitadas, e perceba, ainda, de que academias vieram homens, como, Bento Gonçalves, Bento de Jesus Caraça, (e a inestimável colecção Cosmos), Lopes Graça, (e a canção heróica), Freitas Branco, os poetas militantes, José Gomes Ferreira e Ary dos Santos, e os escritores militantes, Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Armando de Castro, Mário Dionísio, Manuel da Fonseca, Urbano Tavares Rodrigues e Saramago, pena de ouro da literatura universal, e etc. Garanto que só o enobrece.

Sem comentários: