segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Temos governo



O que não é novidade nenhuma, pois também já tínhamos. O que também não é novidade nenhuma é que vamos ter mais do mesmo. Na tomada de posse o novel primeiro-ministro, que é o mesmo que lá estava, definiu prioridades. E as que definiu contradiz a sua própria política levada a cabo pelo anterior executivo que liderou.
A primeira, enumerou ele, é o combate à crise, apostando no crescimento económico e defendendo o emprego.
Aqui há a considerar que o código de trabalho aprovado pelo seu governo cessante, o XVII, este é o XVIII, é um importante instrumento para o alastramento do desemprego. Dados da OCDE dizem-nos que no final de 2010 Portugal terá 650.000 desempregados. Indicadores posteriores realçam já números bastante mais altos, tornando simpáticos os dados daquela organização.
Como segunda prioridade, José Sócrates coloca a modernização da economia e da sociedade. Penso que sobre isto estamos conversados. Não acredito que, na sua própria política, irá incrementar uma viragem de 180º. E não acredito em nome da determinação, da teimosia, da inteligência e coerência que o primeiro-ministro tem patenteado.
A terceira prioridade, não se riam mas foi o que ele disse, é a justiça social.
Não ouvi o discurso todo, não tenho pachorra para tanto, logo não me posso pronunciar se a perseguição aos professores vai continuar, uma perseguição em que nalguns casos tocou a raia da humilhação, como é do conhecimento público. E uma medida meramente economicista, a crispação social que provoca não justifica semelhante política.
Mas, embora com pézinhos de lã, que vamos ter mais do mesmo não restarão muitas dúvidas.
E estou de acordo com o cartoonista: este ano é p'ó Benfica!!!

1 comentário:

Ana Tapadas disse...

Entrei na Escola às 8h da manhã. Almocei em 45 minutos.Saí às 19:30h.
Sem comentários...
Olha, e viva o Benfica! Mais 6 para a Madeira.
Bj